Como interpretar esse risco?
Pesquisa científica detectou uma taxa 18x maior de linfoma anaplásico de grandes células em mulheres com implantes de silicone comparado com mulheres sem implante [2].
FDA emitiu uma carta aos profissionais de saúde em Fevereiro de 2019 sobre a associação entre linfoma e implantes mamários de silicone [1]. Uma taxa 18x maior de linfoma anaplásico de grandes células foi observada em mulheres com implantes de silicone comparado com mulheres sem implante [2].
Medidas de risco podem ser apresentadas de forma relativa - forma mais comum - e de forma absoluta.
Quando se fala em um aumento de X vezes em relação ao risco basal ou em relação a um grupo controle estamos trabalhando com uma informação que é relativa, ou seja, há uma necessidade de conhecer a taxa de evento basal contra a qual se fez a comparação para realizar de forma completa seu significado. Explico melhor:
Se o linfoma anaplásico de grandes céls for uma doença comum (ex. 1 caso em cada 100 pessoas), um aumento de 18x é MUITO significativo do ponto de vista absoluto/clínico = aumenta a prevalência de 1% para 18%!
Por outro lado se o linfoma anaplásico for uma doença rara (ex. 1 caso em 100.000.000 de pessoas, um aumento de 18x é um aumento de risco ABSOLUTO bem pequeno = aumentar a prevalência de 0,000001% para 0,000018%
No caso do linfoma anaplásico de grandes células relacionado a implantes mamários, sua prevalência é bem baixa - trata-se de uma doença rara. Num levantamento na Holanda [2] entre 9 milhões de mulheres, foram encontrados 11 casos desse tipo de linfoma sendo apenas 5 casos relacionados com implantes mamários. Desse modo, contextualizando o risco, entendemos que há um aumento real no risco de linfoma mas tendo em vista a raridade da doença, esse aumento no risco do ponto de vista absoluto (impacto clínico) é muito baixo.
Referências:
1. Alerta do FDA. Informação acessada em março de 2019 em https://www.fda.gov/medicaldevices/productsandmedicalprocedures/implantsandprosthetics/breastimplants/ucm239995.htm
2. De Jong D et al. Anaplastic large-cell lymphoma in women with breast implants. JAMA. 2008 Nov 5;300(17):2030-5.
Declaração de conflito de interesse: nenhum
Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado
Comentários são bem-vindos!
Comments