Leticia Kawano & Daniel Dourado discutem o contexto histórico das ações que buscam equidade de gênero na pós-modernidade
Background do bate-papo: Volta e meia eu escuto que o movimento por afirmação de direitos das mulheres é um movimento "mulheres versus homens", um movimento de energia opositiva e até de destruição. No início confesso ter ficado várias vezes "sem reação" (o famoso: "tô passada!") porque nunca me passou pela cabeça esse referencial. Deixando o assunto decantar, entendo que parte desses "anticorpos" à terceira onda do movimento feminista, se justifique por excessos do movimento (não estou fazendo juízos de valor aqui, entendo a complexidade da coisa) e a outra parte dos "anticorpos" à natural resistência de abrir espaço para uma parcela da sociedade com a qual não se sente identificação. Quero chamar a atenção no entanto, que não se valida ou invalida um movimento pela suas bordas, mas pelo seu centro. Foi então quando nos ocorreu, a mim e ao Daniel, a ideia de sintetizar em um vídeo curto nossas várias conversas filosóficas de fim de noite e alta madrugada - quando as crianças dormem rs.
Segue então a conversa que tive com Daniel Dourado, que é médico psiquiatra e advogado, e meu marido :-), sobre aspectos históricos do surgimento de direitos civis (cidadania) e como a atual busca de equidade de gênero na profissão se insere nesse contexto!
Este é também um convite, a homens e mulheres, a se juntarem a nós nessa reflexão sobre equidade de gênero. Conforme já disse mais de uma vez e reitero aqui, o projeto #RespiraEvidencia tem um compromisso com método e isso quer dizer que estou aberta a refletir sobre contra-argumentos antíteses.
Comentários, dúvidas são bem-vindos e eu falo isso de verdade!!
As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.
Declaração de conflitos de interesse: nenhum
Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado
Comments