Referências que embasam a palestra sobre subconscious gender bias
Com o objetivo de facilitar o acesso ao conteúdo mencionado na palestra
Seguem aqui as referências mais importantes:
Invisible Women: Exposing Data Bias in a World Designed for Men. De Caroline Criado Perez.
Sobre as blind auditions em Concursos para Orquestras nos EUA: aqui
TED Talk da Raquel Preto: sobre Meritocracia e Preconceito e a questão de cotas
Livro "The Moment of Lift" de Melinda Gates sobre a influência ampla de vieses de gênero em vários níveis da sociedade mundo a fora. O impacto da liberdade de controle da própria natalidade na vida de mulheres e crianças, mais sobre gender data gap que Criado-Perez menciona tão bem:
Queen bee phenomenon: aqui e aqui e aproveite para conhecer a super voz do feminismo moderno medico norte-americano: Dra. Arghavan Salles
Relatório anual McKinsey sobre disparidades de gênero: aqui
Chega de painéis exclusivamente masculinos (os "Manels"): statement do diretor do NIH, Dr. Francis Collins
Microagressões: aqui e mais aqui e mais científico: aqui. Microagressões tangenciam necessariamente construtos de vergonha/culpa e auto-estima. Esses tópicos estratificados por gênero são bem dissecados pela pesquisadora Brene Brown em Men Women & Worthiness:
Pipeline leak: a perda de mulheres devido a um ambiente de trabalho desenhado para homens por homens. Um problema para as mulheres e para todos, pois a perda de mulheres implica em perda de talento e diversidade, o que diminui capacidade de resolução de problemas complexos e a capacidade produtiva. leia aqui, dados Europeus aqui
Espero que a disponibilidade desses dados ajudem a informação a circular mais no Brasil, onde há uma necessidade presente de maior discussão e melhor abordagem dos vieses de gênero na Medicina, e certamente em outras carreiras.
Declaração de conflitos de interesse: tenho uma filha pequena, esse projeto é dedicado a ela.
As opiniões aqui veiculadas representam minha posição pessoal.
Projeto Respira Evidência por Leticia Kawano Dourado
Comments